Acessibilidade

acessibilidade

Em 2004 foi aprovada a lei que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a ter ocupadas de 2% a 5% das vagas por deficientes. Esse foi um passo importante mas não definitivo para a inclusão das pessoas com alguma deficiência no mercado de trabalho. Ainda existe o preconceito por parte dos colegas e pouca adaptação do ambiente de trabalho como rampas, alargamento de portas, além da dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.

Outro fator que dificulta a inclusão é a falta de capacitação técnica pra o preenchimento de determinadas vagas. Estudos mostram que a falta de estrutura atinge também os cursos. Em muitos casos as escolas também não estão preparadas para atender esse público.

Para auxiliar as pessoas com deficiência existem diversos canais de informação e divulgação de oportunidades como o Deficiente Online e a Rede Saci.

A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Lá é possível encontrar vagas de trabalho, cursos e informações sobre acessibilidade.

Pra ajudar por aqui pesquisamos também o site Monsterbrasil.com, que divulgou anuncio da HP para 70 vagas destinadas a pessoas com deficiência física.

Aproveitem e divulguem!

Ivan Leal @ivanlegal

Anúncios